segunda-feira, 4 de junho de 2018

Segurança do Paciente- Meta 1

Metas Internacionais Segurança do Paciente

Conheça a Meta 1 - Identificação do Paciente

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Joint Commission International (JCI), estabeleceu seis metas internacionais de segurança do paciente, visando a promoção de melhorias na assistência ao paciente em situações de cuidados prestrados por toda a equipe multidisciplinar.

Vamos hoje falar da meta 1:

Todas as instituições de saúde do mundo adotam as metas de segurança do paciente, a fim de oferecer um ambiente cada vez mais seguro aos pacientes, profissionais de saúde e acompanhantes.
A meta 1 tem como objetivo  Identificar com segurança o paciente para realização dos procedimentos necessários.
O processo de identificação do paciente deve ser capaz de identificar corretamente o indivíduo como sendo a pessoa para a qual se destina o serviço (medicamentos, hemoderivados, exames, cirurgias e tratamentos).
Todos os pacientes em atendimento nas instituições devem ser identificados por meio de pulseira de identificação: nome completo e data de nascimento. Sendo utilizados checagem de dois identificadores antes da realização de qualquer procedimento.
A identificação deve ser positiva, ou seja, o paciente deve relatar os indentificadores ao colaborador que prestara serviços e este deve se atentar para que o paciente compreenda o motivo de todos os colaboradores perguntarem sempre que adentram ao quarto sobre a pulseira de identificação. 

1) Pergunta? Em qualquer situação, mesmo naquelas em que o paciente não pode responder por si mesmo, devemos realizar a identificação do paciente. Como devemos realizar a identificação em pacientes que não tem condições de responder ao colaborador sobre seu nome completo e data de nascimento??

Bibliografia
1 Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP), Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP). 10 passos para a segurança do paciente [Internet]. São Paulo: COREN-SP; 2010 [citado 20 Mar 2011]. Disponível em: http//www.coren-sp.gov.br.inter.coren-sp.gov.br/sites/default/files/10_passos_segurança_paciente.pdf.

2 www.hospitalsiriolibanes.org.br/qualidade-seguranca/Paginas/identificacao-paciente.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário